Artigos

O “Novo” Mercado Fitness

Publicado em junho 19, 2020 | , , , | Deixe um comentário

A maioria dos especialistas são enfáticos em dizer que o mundo não será mais o mesmo depois da COVID-19, sob vários aspectos, talvez todos, porém cada segmento na sua velocidade de transformação, baseados nas suas estratégias e métodos pré existentes, mas invariavelmente de olho no futuro, que ficou mais perto, se é que existe futuro.

            Estou curioso para ver a retomada das atividades, obviamente nas academias de ginástica onde atuo a um bom tempo, no caso específico, em Maceió. Quais serão as medidas adotadas pelos gestores? Como a população irá reagir quando as mesmas obtiverem autorização para reabertura?

            Inicialmente parece-me que uma boa parcela está receosa com esse retorno, pois além de não sabermos como irão funcionar as academias, dependemos de uma conscientização social com relação aos cuidados e a obediência às normas que a partir de agora irão vigorar.

            No âmbito empresarial, especificamente na relação Academias x Personal Trainers, acredito que deveríamos iniciar um novo momento, mais rico no que se refere a gestão dessa parceria, que deveria ser mais bem estruturada, conduzida pelos profissionais mais experientes. Chegamos num momento onde precisamos estimular o trabalho colaborativo, os conhecimentos precisam ser compartilhados, de nada adianta tanto conhecimento se não usufruirmos dos mesmos. Chegou a hora de nos ajudarmos a sermos melhores. Se a maré subir para eu, invariavelmente irá subir para você. Passou do momento em que os talentos não são valorizados porque não são vistos pelos empresários que até então insistem em gerir seus negócios se forma vertical, quem quiser de manter vivo no mercado do fitness terá que mudar de atitude, saber ouvir e considerar mudar de opinião. A transformação tecnológica é inevitável e já estava em curso, porém a tecnologia não roda sozinha, precisa de pessoas, de profissionais treinados, capacitados e valorizados, caso contrário, outra empresa virá busca-lo, pois a concorrência irá se acirrar ainda mais depois dessa crise.

            Essas mudanças serão culturais e mundiais, incluindo escassez de dinheiro.

            O profissional talento terá mais espaço nas academias porque agora os espaços serão reduzidos, menos equipamentos, menos acessórios, menos alunos e os que retornarem serão bem mais exigentes, pois perceberam a real importância da SAÚDE e dos exercícios corporais nas suas vidas, então aquele tradicional mimimi acabou, ou sabe fazer BEM ou o próprio mercado irá se encarregar de separá-los.

            Vamos aguardar.

            Um “novo” mundo que chega para nos tirar da zona de conforto e fazer pensar como se vive em sociedade, realmente.