Artigos

Suplementos oferecem ajuda no combate de problemas no joelho?

Publicado em outubro 28, 2008 | | Deixe um comentário

Suplementos não ajudam a combater problemas nas articulações do joelho
Estudo foi feito na Universidade de Utah, nos EUA.
Pesquisa saiu na revista “Arthritis and Rheumatism”.

Em 2006, pesquisas apontaram que os suplementos alimentares largamente usados glicosamina e condroitina não eram mais eficazes contra uma osteoartrite do que um placebo, exceto por um pequeno benefício em algumas pessoas com artrite do joelho. Agora, um novo estudo sugere que as substâncias podem ser ineficazes também para esses casos.

Nesse estudo, com duração de dois anos, os pesquisadores examinaram 581 joelhos em 357 pessoas com osteoartrite. Eles dividiram os pacientes em cinco grupos para receber ou glicosamina ou sulfato de condroitina, ou os dois juntos, ou celecoxib (um remédio antiinflamatório) ou uma pílula de açúcar; nenhum dos pesquisadores nem os pacientes sabiam que estava tomando o quê. Os pesquisadores então usaram raios-X para avaliar a deterioração das articulações dos joelhos.

O estudo, publicado na edição de outubro da “Arthritis and Rheumatism”, não descobriu nenhuma diferença significativa entre qualquer um dos quatro tratamentos e o placebo. Nenhum tratamento alcançou uma melhora clinicamente importante, e a doença progrediu à mesma taxa em todos os grupos.

Ainda assim, Allen D. Sawitzke, autor responsável pelo estudo e professor associado de medicina da Universidade de Utah, disse que estudos mais profundos ainda podem descobrir algum benefício.

“Nossa amostra é muito pequena, o período de estudo é muito curto, e as limitações técnicas das nossas avaliações são muito grandes para excluir pequenos efeitos”, ele disse. “Mas se o efeito fosse grande, certamente conseguiríamos percebê-lo”.

Direitos Autorais
www.educacaofisica.com.br
G1 – Suplementação – 22/10/2008