Artigos

Será que você sabe mesmo andar de bike?

Publicado em setembro 23, 2018 | Sem categoria | Deixe um comentário

Que a bicicleta te faz economizar tempo e dinheiro, isso todo mundo já sabe. As pesquisas comprovam! Segundo um estudo da Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), ciclistas poupam – aproximadamente – R$ 451 no fim do mês, 90 minutos livres toda semana e reduzem em 10% as emissões de CO2 na cidade de São Paulo. Ainda segundo a Cebrap, de 2015 a 2017, o número de ciclistas cresceu 227%.

Com tanto movimento assim, é de se pensar que o tráfego de bicicletas também está sujeito às leis de trânsito, né? Mas nem todo mundo está atento a isso. Por exemplo, será que você sabe a diferença entre ciclovia e ciclofaixa? E o que é prioridade: capacete ou sinalização noturna?

Habilite-se

Ciclovia é o espaço reservado na calçada, já ciclofaixa é o espaço reservado na rua. A prioridade é que a sua bike tenha sinalização noturna, além da campainha e espelhos retrovisores. Capacete, luzes adicionais ou colete refletivo são acessórios importantes. É o que diz a Cartilha do Ciclista, distribuída pela Prefeitura de São Paulo.

Nela, você confere outras regras de trânsito e sinalizações para cumprir boas práticas na hora de andar de bicicleta. Afinal, assim como qualquer meio de transporte, é importante saber respeitar e deixar o trânsito fluir numa boa.

Outro ponto importante é saber escolher uma bike que dê para ajustar o selim e te deixar em uma posição confortável. Sempre inicie sua pedalada devagar, para aquecer seu corpo primeiro e não se machucar. Não transporte peso que desequilibre a sua bike e evite pendurar coisas no guidão.

Evite também ouvir música com fones de ouvido enquanto pedala e ainda mais em vias muito movimentadas, já que carros tem ponto cego e você pode não ver e ouvir um carro se aproximando.

Baixe a Cartilha do Ciclista – Prefeitura de São Paulo:

Cartilha do Ciclista

Fonte:

https://blog.youse.com.br/vc-numa-boa/sera-que-vc-sabe-mesmo-andar-de-bike