Artigos

SEDENTARISMO – SOCIEDADE – ACADEMIAS

Publicado em junho 19, 2017 | , , | Deixe um comentário

Sabemos que os níveis de sedentarismo continuam elevados e, consequentemente, a repercussão desse comportamento, como por exemplo, a permanência por longos períodos sentados numa cadeira em frente ao computador.

Diabetes, risco de AVE, hipertensão arterial, doenças do coração, obesidade, alguns tipos de câncer e todos os riscos associados ao “TABAGISMO”. A surpresa nessas novas evidências é que o fato de permanecer sentado por muito tempo causa as mesmas complicações do ato de fumar, (Metzel, 2015).

Outro problema impactante para a saúde das pessoas diz respeito á frouxidão no assoalho pélvico causada por permanecermos sentados por longos períodos, que culmina com a instalação da “Incontinência Urinária”.

Sem falar nos desvios posturais cada dia mais evidentes, como ilustra a figura acima.

Essa tendência social que muitas vezes é inevitável pode ser atenuada e/ou inibida através dos exercícios físicos.

Nesse sentido, é necessário que as academias de ginástica e musculação possam criar espaços que possam atender ás demandas e/ou necessidades da população. Ou seja, espaços onde os praticantes possam executar seus exercícios em pé, ou utilizando-se de exercícios em deslocamento, pequenos trotes, exercícios de equilíbrio, coordenação e agilidade, podendo combinar com os exercícios “tradicionais” da musculação, por exemplo.

A atuação dos Personal Trainer’s deve ser norteada com o propósito de ajudar as pessoas na sua vida, ou seja, 24 horas por dia. E não simplesmente em isolar músculos.

Considerando que o contingente de pessoas acima dos 50 anos de idade vem crescendo significativamente nas academias, essa conduta profissional deve ser ainda mais considerada, incentivada e desenvolvida da melhor forma possível, principalmente porque é nessa faixa etária que a frouxidão do assoalho pélvico (Incontinência urinária) já está instalada.

Para atendermos ás reais necessidades da sociedade é necessário pensarmos em modificar todo o layout das academias, criando espaços que possam estimular as pessoas a saírem de casa, deixar de ficar em frente da televisão ou nos bares com amigos. Tornar o ambiente PERSUASIVO para uma maior adesão aos exercícios físicos.

Ou seja, todo o contexto “ACADEMIA” precisa ser repensado para atrair mais praticantes e diminuirmos o sedentarismo, as doenças e todos os efeitos deletérios oriundos do comportamento social vigente.

Bons treinos, até o próximo.

Prof. Jeferson Porto

http://www.jefersonporto.com.br/os-problemas-de-permanecer-muito-tempo-sentado/