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Rolinho para o Abdômen???

Publicado em setembro 21, 2017 | Sem categoria | Deixe um comentário

Talvez a região mais importante do nosso corpo, o Abdômen, tanto do ponto de vista estético como funcional, para proteger nosso “Core”, nossa coluna vertebral. Nesse “Ambiente” pairam vários enigmas, paradigmas, e uma série de dúvidas e equívocos sobre como exercitar melhor esses grupos musculares e suas respectivas funções.


Um dos exercícios que vem sendo bastante utilizado é o Ab Wheel Rollout, ou, rolinho abdominal. Mas, será que esse exercício realmente tem a função que a grande maioria acredita???

Um estudo conduzido pelo Prof. Dr. Paulo Marchetti e col. Estudou especificamente a execução desse exercício e concluiu alguns pontos importantes que irão elucidar essas questões.

“Mecanicamente, um músculo para gerar tensão a ponto dessa tensão ser suficiente para o desenvolvimento muscular e da força muscular, precisa sofrer alteração em seu comprimento de repouso (estresse de encurtamento e/ou estiramento), na direção de suas fibras (Hall, 2013).”

O principal movimento do abdômen é estabilizar o tronco e realizar movimentos de flexão da coluna vertebral, rotação e inclinação. Para que todos os grupos musculares que compõe o Abdômen possam se desenvolver é necessário que se estimule TODOS os músculos, sendo que cada um precisa de um estímulo específico. Por exemplo: o músculo transverso do abdômen precisa de exercícios ISOMÉTRICOS para se desenvolver, pois é um músculo postural (Tônico) e profundo, já o reto abdominal, oblíquos internos e externos são músculos dinâmicos (Fásicos) e superficiais, sendo assim, precisam de estímulos que alterem o comprimento muscular para se desenvolverem adequadamente, ou seja, a execução dos exercícios abdominais tradicionais (Hall, 2013).

Algumas considerações sobre o Rolo Abdominal

1) Apresenta biomecânica de execução similar ao Pullover;
2) É similar à Prancha pronada, atua na musculatura do transverso do abdômen que é uma musculatura tônica, profunda e estabilizadora da região do tronco e do Core, cuja contração é isométrica;
3) Apresenta alta atividade da musculatura do PEITORAL;
4) Não apresenta movimento articular da coluna vertebral (flexão e extensão) o que caracterizaria uma ação muscular específica do reto abdominal.

Ou seja, o rolinho abdominal não objetiva o trabalho específico dinâmico do reto abdominal, mas sim para a musculatura profunda, estabilizadora tônica da parede abdominal, mais especificamente para o transverso do abdômen. O Ab Wheel é muito utilizado para aumentar a força e potência e as principais ações dos extensores do ombro.

Se você realiza esse exercício para estabilização do tronco, tudo certo. Porém, se você executa o rolinho abdominal para desenvolver a musculatura do abdômen você está equivocado.

Portanto, para se exercitar correto e não sofrer as consequências não podemos nos esquecer da ciência, pois sem ela nada seremos. Bem como precisamos ser orientados por profissionais atualizados, responsáveis e coerentes. Sem eles…

Ou você vai pagar pra ver???
Um abraço. Bons treinos.
Prof. Jeferson Porto

Fonte:
– Marchetti PH, Schoenfeld BJ, Silva JJ, Guiselini MA, Freitas FS, Pecoraro SL, Gomes WA, Lopes CR. Muscle Activation Pattern During Isometric Ab Wheel Rollout Exercise in Different Shoulder Angle-Positions. MedicalExpress (São Paulo, online). 2015;2(4)M150404
http://highfit.com.br