Artigos

Porque Contratar um Personal Trainer?

Publicado em janeiro 28, 2012 | , | Deixe um comentário

A grande maioria das pessoas já ouviu falar desse profissional, outras estão acostumadas com a presença dos mesmos nas academias, clubes, parques, como também em atividades ao ar livre. Outras gostariam de contratá-los, mas ainda não perceberam a verdadeira importância da atuação desse profissional, outras não conhecem os serviços prestados pelos mesmos.

Um Breve Histórico

O serviço do Personal Trainer surgiu quando as pessoas perceberam que as academias não conseguiam dar a devida atenção aos seus alunos/clientes. Foi uma adaptação ao antigo “Professor Particular”, que ministrava aulas individualizadas de matemática, física, química, etc.

Com os avanços na área da saúde, medicina preventiva e principalmente na educação física, inúmeros estudos foram concluindo, elucidando e ao meso tempo desmistificando a importância da inserção do exercício físico no cotidiano das pessoas. Mais recentemente as atividades foram sendo desenvolvidas nas academias e nos centros de treinamento físico. Dessa forma, vários profissionais foram se especializando na avaliação, prescrição e orientação dessas atividades.

Atualmente

A competência desse serviço está relacionada à base de conhecimento de um profissional graduado em Educação Física, diferenciado positivamente, que realiza diagnóstico e prescreve um programa individualizado de exercício físico, levando em conta os objetivos do cliente, sua aptidão física, sua condição de saúde, suas preferências pessoais, suas limitações e sua disponibilidade de tempo, para ajudá-lo a alcançar resultados com mais rapidez e principalmente segurança (SABA e PIMENTA, 2008).

Costumo fazer uma comparação entre cozinhar um prato bem saboroso e prescrever exercício físico. Para se cozinhar um prato saboroso é preciso ter em mãos todos os ingredientes e (aí vem a diferença), saber a hora certa de colocá-los na panela, a sequência correta de colocá-los, o tempo necessário de cozimento de cada nutriente, a quantidade certa dos temperos e o tempo preciso de permanência do mesmo no fogo para posteriormente saboreá-lo. Não basta colocarmos todos os ingredientes de uma vez na panela e esperarmos que o prato saia perfeito e saboroso.

Para se prescrever exercício físico, é necessário termos a mesma sensibilidade, ou seja, saber quais exercícios devem compor o programa de treinamento, a sequência lógica de distribuição dos mesmos no referido programa, a quantidade certa de sobrecarga/peso, o número ideal de séries e repetições, o tipo de intervalo mais indicado, para depois termos um corpo em harmonia, saudável e apto fisicamente.

A International Health Racquet & Soprtsclub Association (IHRSA), associação que representa academias, clubes, centros esportivos e fornecedores no mundo, apurou dados sobre o mercado de Fitness que são elencados abaixo:

• Apenas 37% dos clientes das academias recebem uma boa orientação inicial;
• Apenas 19% conseguem perceber resultados em curto período de tempo;
• Apenas 14% sentem que a academia está comprometida com suas necessidades.

Nesse sentido, a atuação do Personal Trainer tende em minimizar essas deficiências e/ou lacunas deixadas pelas academias, mediante o atendimento exclusivo.

Outra questão importante refere-se à experiência desse profissional, ou seja, quanto mais experiente for, melhores serão as possibilidades de intervenções. Dessa forma, preconiza-se uma quebra de paradigmas com relação ás possibilidades de se exercitar e as possíveis formas de se atingir os objetivos determinados, ou seja, estimula-se uma desconexão adaptativa, isto é, “desplugar” das formas antigas de treinamento para se conectar em idéias novas e mais abrangentes, que poderão ser propostas pelo Personal Trainer, dependendo de sua experiência profissional e nível de comprometimento com os objetivos dos seus alunos (SABA e PIMENTA, 2008).

Convém lembrar ainda as palavras do físico alemão Albert Einstein (citas por Cooper e Schindler apud Saba e Pimenta, 2008): “A formulação de um problema é muito mais essencial do que a sua solução, que pode ser simplesmente uma questão de capacidade matemática ou experimental. Levantar novas questões, novas possibilidades e ver velhos problemas a partir de um novo ângulo exige imaginação criativa e representa avanço real na Ciência”.

O sucesso de sua prática desportiva começa com a escolha certa do Personal Trainer. Procure informações a cerca do profissionalismo do mesmo e não negocie apenas valores, porque depois a única coisa que você poderá reivindicar é o preço os resultados não foram negociados…

Pense nisso…
Um abraço. Volte sempre…

Prof. Jeferson Corrêa Porto