Artigos

Os Primeiros Passos

Publicado em setembro 21, 2017 | , , , | Deixe um comentário

Sabemos das inúmeras modalidades para se exercitar, bem como da importância da prática regular do exercício físico.
O mais importante é você dar os primeiros passos, que são fundamentais para a adoção de um estilo de vida saudável.

Nesse sentido, um dos aspectos cruciais é saber escolher bem seu Personal Trainer.

O exercício físico bem orientado desde o início é fator determinante na adoção de um estilo de vida saudável, no qual os exercícios físicos devem-se tornar nossos aliados e não nossos concorrentes.

Procure iniciar seu treinamento de forma tranquila, sem pressa, pois o objetivo principal nesse início é a adaptação global do seu organismo aos exercícios e demais mudanças que você escolher para compor seu novo estilo de vida.

Inicialmente escolha atividades ou exercícios que você goste de fazer ou que já tenha tido algum contato prévio. Assim sua adaptação será mais rápida e segura.

Após esse período, uma atividade que deve estar presente no seu programa de exercícios é a “Musculação”, que tem como objetivo básico o desenvolvimento da Força Muscular. Esse fator é crucial, pois com o passar dos anos vamos perdendo massa muscular, consequentemente, também perdemos força muscular, e essas perdas irão contribuir sobremaneira para dificultar a execução das atividades básicas da vida diária, como:

 Levantar da cama;
 Levantar do sofá ou da cadeira;
 Dificuldade para fazer as compras no supermercado;
 Dificuldade para brincar com os netos;
 Perda de mobilidade, agilidade e velocidade de reação;
 Perda de equilíbrio estático, dinâmico e recuperado;
 Perda da memória;
 Dentre outras perdas.

Importante salientar que a prática da musculação deve ser prescrita de forma “INDIVIDUALIZADA”, pois cada pessoa possui suas peculiaridades que devem ser consideradas para que os exercícios físicos tornar-se-ão nosso aliado na manutenção de nossa integridade física e, por conseguinte, todos os outros aspectos que são abrangidos por essa prática.

Bons Treinos.
Um abraço.
Prof. Jeferson Porto