Artigos

Exercícios Integrados

Publicado em junho 23, 2017 | | 2 Comentários

Exercícios integrados são aqueles que trabalham diversas partes do corpo ao mesmo tempo. No Treinamento Funcional a maioria dos exercícios são integrados, porém alguns são mais perceptíveis do que outros.


Esses exercícios desencadeiam vários benefícios à condição física e à estrutura do corpo, tornando-o mais forte de um ponto de vista global. Mas devem ser inseridos de forma coerente nos programas de treinamento.

Têm um potencial de geração de força, consciência corporal, sincronismo muscular e coordenação motora bem desenvolvida. As sessões de treino onde se realizam exercícios integrados são mais dinâmicas, gastam mais calorias e deixam o corpo mais inteligente.

Estimulam o trabalho de vários grupos musculares ao mesmo tempo tornando a sessão de treinamento mais ativa, porém é necessário o domínio correto da técnica de execução dos mesmos. Provavelmente alunos iniciantes poderão apresentar maior dificuldade na execução desses exercícios.

Nosso corpo, nossas funções fisiológicas trabalham o tempo todo de forma sincronizada, integrada. Portanto, vamos treinar movimentos e não somente músculos.

A organização funcional precisa preceder o treinamento de força.

Este trabalho é realizado á partir da estabilidade de articulações fundamentais para o movimento. Através da ativação da musculatura profunda e estabilizadora das principais articulações do nosso corpo preparando estas estruturas para receber sobrecarga e desenvolver controle e força muscular.

Os objetivos das aulas de treinamento integrado são:

• Ensinar os controles musculares para um bom posicionamento articular.
•Treinar padrões de movimento funcionais.
•Desenvolver consciência corporal.
•Melhorar a organização postural.
•Aprimorar o condicionamento físico e a composição corporal.
•Prevenir dor.

Segundo o Prof. Luciano Kersting, o Treinamento Físico Integrado objetiva recuperar a antiga maneira de treinar o corpo, com movimento e integração.

O Treinamento Integrado visa ampliar nosso repertório motor e nos ajudar a readquirir os padrões fundamentais do movimento humano, que foram perdidos com o decorrer da vida, mas deveriam ser a base para o início de um programa adequado de treinamento.

Treinar integrado significa treinar com eficiência, integrando grandes e pequenos grupos musculares e suas articulações, diferente de um treino com máquinas, que visa ao máximo o isolamento muscular.

Os benefícios do treinamento integrado ao longo da vida são imensuráveis. Muito além da estética, vai da segurança e eficiência à qualidade de vida. É você sentir-se mais forte com funcionalidade para caminhar melhor, correr, nadar, andar de bicicleta no final de semana, brincar com os netos, praticar um esporte radical, enfim, adquirir capacidade de ser independente fisicamente.

Fonte:

https://tiagocacossi.wordpress.com/2011/04/17/o-poder-dos-exercicios-integrados/

http://www.viryafit.com.br/treinamento-integrado/

http://vivabemavida.com.br/fitness-e-esportes/fitness/introducao-ao-treinamento-integrado/