Artigos

Esportes – Mídia – Violência

Publicado em março 24, 2011 | | Deixe um comentário

Já estou cansado de ligar a televisão e me deparar com inúmeros programas de televisão dando ênfase nessa crescente violência, falta de educação, falta de cidadania.

Acredito que esses programas e essas emissoras deveriam pensar em mostrar com MUITO mais ênfase os bons exemplos, pessoas do bem fazendo o bem, casais que se respeitam, enfim, divulgar a educação, que vale a pena ser educado, ético.

Nesse paradigma poderá emergir, se houver mais interesse dos gestores, justamente os esportes, a Educação Física levada mais a sério, com profissionalismo de todas as partes envolvidas. Somente a Educação e nesse contexto entra a Educação Física poderá transformar essa sociedade que estamos criando numa sociedade de valores mais consistentes.

O que estamos ensinando para nossas crianças? E que tipo de crianças estamos deixando para o mundo?

A prática de esportes desde os primeiros anos de vida, bem orientada é claro, poderá contribuir para que num futuro tenhamos uma sociedade mais justa, igualitária, leal. A prática desportiva melhora as relações interpessoais, conjugais, no trabalho, no trânsito que cada dia que passa nos tira mais de sério, nos faz entender desde criancinha que temos limites, e por falar em limites, onde eles estão sendo inseridos na criação de nossas crianças?

Os ESPORTES tornarão os adultos do futuro em pessoas mais tranquilas, porém não menos produtivas, pelo contrário, o prática desportiva irriga mais de 4.000 capilares que nas condições de sedentarismo não são irrigados, tal fato corrobora com a comunicação entre os neurônios, potencializando suas ações e tornando nosso raciocínio mais rápido, imaginativo, ou seja, produtivo e com qualidade.

A EDUCAÇÃO FÍSICA nos ajudará a entender, respeitar e colaborar no convívio com pessoas mais idosas, nossos avós, por exemplo, nossos pais e num futuro nós também seremos idosos e também vamos aprovar as pessoas de bom trato.

Enfim, é preciso dar valor as coisas de valor. Precisamos de mais ESPORTE e menos VIOLÊNCIA na Midas de um modo geral. Precisamos de pessoas do bem no nosso “comando”.

Afinal, um país que receberá dezenas de pessoas nesses próximos anos com Copa do Mundo e Olimpíadas como irá tratar esses turistas? Com arrastões? Falta de Educação? Desprezo? Espero que não…

SOMENTE O ESPORTE fará essa diferença…
Prof. Jeferson Corrêa Porto