Essa máxima todos conhecem, porém poucos praticam, principalmente no que diz respeito á contratação dos serviços de Personal Trainer.
Tenho até algumas dúvidas se algumas pessoas (MUITAS) realmente contratam um Personal Trainer para treinar (de verdade) ou apenas para uma justificativa social. O que de certa forma justifica essa “briga” por preços baixos e descontos. O que desvaloriza essa atuação profissional e desencadeia uma prestação de serviços pobre, proporcional aos valores “exigidos” ou impostos pela sociedade. Desencadeando a formação de uma geração igualmente pobre, que não estuda, não investe em conhecimento, não se atualiza, ou seja, apenas sobrevive.
Por isso o título, DETALHES, porque são nos DETALHES que um Profissional experiente se diferencia dos demais. Detalhes são a pequena/grande diferença entre um programa de treinamento bem sucedido e outro mal elaborado. Um programa de treinamento criado pensando no indivíduo de outro copiado. Para facilitar a compreensão vou listar alguns detalhes:
Escolha correta dos exercícios;
Da sequência dos mesmos;
Da TÉCNICA correta de execução;
Do número de séries e repetições;
Da frequência semanal;
Do tempo de duração dos estímulos;
Sem falar nos conteúdos de fisiologia do exercício, bioquímica do exercício, anatomia, cinesiologia, biomecânica, treinamento desportivo, psicologia aplicada ao esporte, dentre outros.
Após essa análise, percebe-se que poucas pessoas treinam corretamente. Como falei numa postagem anterior, nossa sociedade está doente, por falta de exercício físico, pelo excesso de exercício físico e por falta de sensibilidade para perceber que determinados serviços NÃO tem preço, mas sim VALOR.
Fica o ALERTA para que você não seja a próxima vítima e deixe de frequentar uma academia e passe para o consultório médico, fisioterápico ou hospitalar, sem desmerecer nenhum outro profissional.
Bons treinos.
Prof. Jeferson Porto