Artigos

Artrite Reumatóide

Publicado em janeiro 3, 2006 | | Deixe um comentário

Artrite é um termo genérico para aproximadamente 100 doenças que produzem ou uma inflamação no tecido conjuntivo (particularmente nas articulações), ou uma degeneração não-inflamatória desses tecidos.

Ela afeta aproximadamente 350 milhões de pessoas no mundo todo. As formas mais comuns são a osteoartrite, uma doença degenerativa causada pelo uso e desgaste da articulação, e a artrite reumatóide, uma doença inflamatória resultante de uma alteração no sistema imunológico.

O que é a osteoartrite?

Osteoartrite (OA) é uma doença degenerativa que ocorre quando a cartilagem da articulação que cobre a terminação do osso é danificada ou desgastada de forma irregular, tornando a movimentação daquela articulação extremamente difícil e dolorosa. Ela normalmente atinge as articulações do pescoço, do quadril, do joelho e da coluna vertebral e é a causa mais comum de limitação funcional em pessoas idosas. A osteoartrite, segundo estimativas, afeta 90% da população acima de 50 anos, prejudicando a sua capacidade de dirigir, fazer compras, caminhar, banhar-se e fazer outras atividades rotineiras, como subir escadas e abrir latas. Segundo o Colégio Americano de Reumatologia (ACR), quase 70% das pessoas com mais de 70 anos tem sinais dessa doença, o que torna a osteoartrite a mais comum das artrites.

As causas da osteoartrite

As suas causas são múltiplas, variando desde o desgaste natural pelo uso e idade, até o sobrepeso, que sobrecarrega as articulações maiores (quadril, joelhos, tornozelos). Traumas, lesões e cirurgias nas articulações também podem evoluir com osteoartrite. Alguns casos de osteoartrite podem ser familiares, ou seja pais e filhos desenvolvem a doença quando atingem a idade madura, porém isso não é uma regra. Algumas pessoas que têm pais e mães com essa doença nunca irão desenvolvê-la.

O diagnóstico da osteoartrite é clínico. Durante a consulta o médico poderá ter evidências, pelas queixas, sinais e sintomas, de que se trata desse tipo de alteração degenerativa articular, principalmente quando a articulação afetada é superficial e acessível, como por exemplo, o joelho. Em outros casos, o diagnóstico somente será feito após avaliação laboratorial e radiológica. Um raio-x simples poderá ser útil nos casos de OA de quadril ou de coluna.

Como tratar a osteoartrite?

O tratamento da osteoartrite visa basicamente aliviar os sintomas da doença, uma vez que o desgaste articular não pode ser revertido, exceto por meio de substituição da articulação por uma prótese. A terapia se baseia no alívio da dor, que pode ser conseguido com analgésicos simples ou com drogas antiinflamatórias não-esteróides (AINEs). Eventualmente nos casos em que não há resposta satisfatória com essas medicações, poderá ser feita uma infiltração de corticosteróides intra ou peri-articular. Atualmente existem também os produtos para viscossuplementação, ou seja, substâncias parecidas com o líquido sinovial, que preenchem a articulação, injetadas diretamente no espaço articular, aliviando a dor e restaurando as propriedades lubrificantes e elásticas do líquido sinovial.

O que é a Artrite Reumatóide?

A Artrite Reumatóide, uma doença inflamatória que se manifesta inicialmente nas articulações, afeta cerca de 1 a 2 % da população global e ocorre predominantemente em mulheres. Por razões ainda não bem esclarecidas, o organismo produz uma resposta imunológica contra todas as articulações, causando dor, edema, inflamação e erosões nos ossos e na cartilagem articular.

Com o correr do tempo, o paciente evolui para deformidades nestas articulações, acompanhadas de rigidez principalmente pela manhã, imobilidade e perda de movimentos juntamente com intensa dor. Em cerca de 40% dos pacientes que sofrem de formas mais agressivas desta doença, deformidades irreversíveis podem ocorrer, assim como sintomas sistêmicos envolvidos com a produção de um anticorpo chamado fator reumatóide, que é capaz de provocar danos em outros órgãos que não as articulações, como por exemplo o rim, o fígado e o pulmão.

Embora a artrite reumatóide mais comumente afete as mãos, punhos, joelhos e pés, ela também é comum no cotovelo, ombro, quadril e tornozelo. A maioria dos pacientes começa a apresentar os primeiros sintomas da doença em idades precoces, entre 25 e 40 anos, embora a artrite reumatóide possa ocorrer em qualquer idade, inclusive em crianças (artrite reumatóide juvenil).

Direitos Autorais
www.saudeemmovimento.com.br