Artigos

7 de Abril – DIA MUNDIAL DA SAÚDE – OMS

Publicado em abril 7, 2017 | , | Deixe um comentário

OMS dedica Dia Mundial da Saúde de 2017 à depressão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu dedicar dia 7 de abril, Dia mundial da Saúde deste ano, à depressão.

Estima-se que o número total de pessoas vivendo no mundo com depressão aumentou 18,4 % entre 2005 e 2015. De acordo com a OMS, a depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma muito importante para a carga global de doenças. É a terceira principal causa de anos de vida perdidos por doença. No mundo, 322 milhões de pessoas apresentam o quadro. Cerca de 11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão. A queda da produtividade e doenças vinculadas à depressão apresentam um alto custo global, que a OMS calcula em um trilhão de dólares por ano.

A “Organização Mundial de Saúde” (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.
A saúde passou, então, a ser mais um valor da comunidade que do indivíduo. É um direito fundamental da pessoa humana, que deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião, ideologia política ou condição sócio-econômica. A saúde é, portanto, um valor coletivo, um bem de todos, devendo cada um gozá-la individualmente, sem prejuízo de outrem e, solidariamente, com todos.

Uma das formas de se combater a instalação da depressão é através dos exercícios físicos, seus benefícios.

Há toda uma série de coisas que acontecem quando começamos a fazer exercício físico. Quando nos propomos a movimentarmo-nos e a fazer exercício físico, ocorre um estado de excitação geral do corpo. Esta ativação geral, inclui diversos sistemas do corpo. Desde a ativação do metabolismo cardiovascular, vários tipos de alterações endócrinas no cérebro, vários tipos de alterações hormonais e mudanças fisiológicas acontecem um pouco por todo o organismo. Este tipo de mobilização do corpo, faz com que existam igualmente algumas alterações no nosso cérebro, contribuindo para alterações positivas nos estados de humor.

Você já se exercitou hoje???

Bons treinos.

VIVA A SAÚDE.

Prof. Jeferson Porto – Personal Trainer & Consultoria

Fonte: http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2017/04/06/oms-dedica-dia-mundial-da-saude-deste-ano-a-depressao/