A touca de Natação

Publicado em 9/09/2008, Esportes Aquáticos, 8 Comentários

Escrito Por Bona
Assunto: Pedagogia da Natação 

Faz algum tempo escrevi sobre os óculos de Natação. Hoje, com a iminência da volta às aulas agora no início de Agosto, e da conseqüente volta às aulas de Natação de muita gente, me pareceu oportuno falar também sobre outro implemento indispensável para a prática de aulas ou treinos de natação que é a touca.

Primeiramente, digamos logo: touca de natação não feita para impedir que se molhe o cabelo. Pode parecer meio ridículo dizer isso, mas é importante que nós profissionais ou ainda graduandos saibamos que há muita gente que acha a principal função da touca é essa mesmo. Esse erro conceitual provém, a meu ver, de duas raízes: a primeira é uma simples confusão com a palavra touca, mas “de banho”. Touca de Natação é uma coisa e de banho é outra, mas como “tudo é touca”, a confusão já está iniciada.

 A outra raiz do equívoco é o uso da touca de Natação nas aulas de Hidroginástica. Nessas situações a touca de Natação acaba funcionando um pouco mesmo como touca de banho, pois muitas senhorinhas fazem aula de hidro por meses ou até anos sem sequer colocar o rosto na água, e dessa forma a touca ajuda a preservar os cabelos da água. Em texto de 08/05/2007 intitulado “Hidro com adaptação é uma hidro melhor” já tive oportunidade de me posicionar contra esse estado de coisas.

Mas então, para quê a touca? Primeiramente para manter a higiene da água da piscina que, de regra, é de uso coletivo. Ninguém gostaria de engolir fios de cabelo de outra pessoa enquanto nada, certo? Depois ela atua para proporcionar uma melhor condição de movimentação da cabeça na respiração técnica dos nados, sem que os cabelos caiam sobre os olhos, boca ou nariz. Tanto as mulheres em geral como alunos com cabelos mais longos hão de me dar razão. Reparem apenas que esta ordem de importância derruba a tese de que homens de cabelos bem curtos estão dispensados da touca, pois higiene é para todos.

E os carecas? Bem, eu argumento que eles também devem usar touca para se adaptarem a elas, já que a terceira razão é a padronização que precisamos estabelecer na piscina, já que em muitas metodologias (como a própria Metodologia Gustavo Borges) a cor da touca define o nível do nadador, e este controle é importante para professores e para a própria Academia ou Clube. Além disso, muitos festivais e competições impõem o uso das toucas próprias do evento e, assim, é importante que o aluno esteja habituado a elas se mais tarde definir-se por participar destes eventos.

Dito isso, qual a melhor? Não há uma resposta única e definitiva para esta pergunta. Depende da situação em questão, do bolso do nadador e de sua capacidade de cuidar de seus equipamentos de aula. Os principais tipos são de lycra, silicone (ambas em fotos abaixo) e látex.

As toucas de látex costumam ser as mais baratas, mas exigem muitos cuidados (lavagem em água doce e secagem com toalha e talco após as aulas). Fora isso, sua elasticidade segura bem os cabelos mais longos, mas em compensação a sua durabilidade é bem baixa, mesmo se o nadador for zeloso com ela: é preciso saber colocar e tirar, se não rasgam. Pelo seu baixo custo e por serem confeccionadas em tamanho único, são muito usadas como brindes em Festivais e, por tudo isso, ganham uma conotação quase que descartáveis.

As de lycra duram bem mais e exigem muito menos cuidados, mas não têm validade indefinida. Da mesma forma como maiôs e sungas feitas com este material, com dez a doze meses de uso no máximo, o cloro já degradou o elástico da borda e da própria lycra, tornando a peça inutilizável e exigindo uma nova. Pais de crianças nadadoras precisam ficar atentos para o momento da troca e para o fato de que muitas vezes elas são produzidas em tamanhos diferentes: dois (crianças e adultos), ou três (pequena, média e grande).

As de silicone são as mais duráveis (mais até do que as de lycra) e que exigem menos cuidados. Seriam as ideais se não fosse por um detalhe: o preço. Elas são as mais caras, podendo custar de R$ 12,00 (as mais baratas) até cerca de R$ 40,00. Produzidas normalmente em tamanho único como as de látex, são as mais coloridas e badaladas entre os nadadores.

Considerando todas essas vantagens e desvantagens, tenho orientado meus alunos a que utilizem preferencialmente lycra se forem crianças, e silicone se forem adolescentes ou adultos. Essa diretriz traz as melhores relações custo-benefício. Látex somente em último caso, se a toca tiver sido presenteada ou dada de brinde numa Competição ou Festival.

Quanto a esses eventos pré-desportivos ou competitivos, aliás, um adendo importante: os alunos devem saber desde logo que nessas ocasiões a touca não pode jamais deslocar-se em sua cabeça para atrapalhar seu desempenho, muito menos sair totalmente, liberando totalmente os cabelos. Já presenciei numa competição universitária a nadadora líder da prova nos 100m Peito ter que abandonar porque sua touca saiu. Por isso, todos aqueles que tiverem cabelos mais longos devem estar com eles presos sob a touca. Rabo de cavalo, coque, trança, o que quiser, mas PRESOS. Já tive algumas alunas com cabelos muito longos que usavam aquelas redinhas que as bailarinas usam para segurar o coque no alto da cabeça. Achei a idéia ótima.

Direitos Autorais
Prof. Bona
http://blog.educacaofisica.com.br/dentrodagua/index.asp  

8 Comentários

  • Prof Jeferson,

    estou com um pouco de dificuldade com touca. Minha cabeça tem uma circunferencia um pouco maior que o normal, como faço para encontrar toucas de tamanho maior. Alguma indicação?

    Obrigado

  • Caro Rodrigo:
    Existem hoje no mercado uma infinidade de modelos de touca. Como o autor descreeu acima, os modelos de touca possuem materiais e durabilidade diferentes porém a padronização do tamanho das toucas parece ser pertinente a todos os fabricantes.
    Como porfessor de natação eu posso te indicar os modelos em silicone do tamanho flat (existe também o tamanho júnior, menor que o flat), que possuam na face interior da mesma, umas bolinhas texturizadas de silicone. por ser mais fina que a touca de silicone normal, esta possui uma maior elasticidade e essas bolinhas texturizadas criam um mauio atrito da touca com os cabelos, impedindo que a mesma saia da cabeça durante a prática.
    É recomendado colocar a touca com os cabelos secos, o que não impede que estes fiquem molhados, mas essa atitude aumenta o atrito da touca com a cabeça. Não há contra-indicação quanto ao uso da touca com os cabelos molhados desde que você não esteja usando nenhum tipo de creme de cabelo.

    Espero ter esclarecido a sua dúvida! Grande abraço e boas braçadas!

    Roberto Nascimento
    http://www.facebook.com/home.php#!/betoswim

  • Comprei uma touca de silicone e usei por cima da orelha, mesmo assim molhou um pouco o meu cabelo. Tem alguma outra forma de se colocar a touca e não molhar o cabelo.
    É que saio da natação e já venho para o trabalho.
    Agradeço o esclarecimento da minha dúvida.
    Abraços.

  • Cara Rosangela:

    Não existe meios de colocar a touca da natação e sem que o cabelo fique molhado. Mesmo que você a coloque com os cabelos secos, estes ficarão molhados com a água que infiltra dentro da touca pelas bordas da mesma. Colocando as orelhas para dentro ou fora da touca pouco interfere na entrada de água. O certo é colocar a touca na cabeça com os cabelos secos e sem nenhum tipo de creme e, depois da aula, lavar imediatamente os cabelos com shampoo e os cremes de tratamento de sua preferência.

    Espero ter conseguido esclarecer a sua dúvida.Continue treinando!

  • professor,
    varias tocas de natacao que uso, as vezes vai saindo da cabeça durante a prova. o que pode estar errado? qual relacao com o óculos?
    gratos

  • Mas então, para quê a touca? Primeiramente para manter a higiene da água da piscina que, de regra, é de uso coletivo. Ninguém gostaria de engolir fios de cabelo de outra pessoa enquanto nada, certo? Depois ela atua para proporcionar uma melhor condição de movimentação da cabeça na respiração técnica dos nados, sem que os cabelos caiam sobre os olhos, boca ou nariz.

    JC(Personal Trainer) vai mentir pra outro,tu querer me dizer que a toca é pra manter a higiene é uma trenda mentira na minha opnião,pois o que tu me diz dos caras que mais parecem um urso de tão cabeludos que tem pelo corpo e alem do mais toca nehuma cobe toda a cabeça,sempre fica cabelo de fora e outra mentira: se fizer uma pesquisa seria c/mulheres e e homens de todas as idades tu vai ver que detestam usar toca,eu ñ vou competir pra que usar então?Isso é invençao dos fabicantes e dos donos de cubes e escolas de nataçaõ p/ganhar mais um dinheirinho.Quando eu tinha meus 12 anos se fazia exame medico,isso sim era higenico,acabaram com ele e inventaram essa porcaria de toca,to vendo c/um advoga o que ele me diz a respito disso se´é legal ou não.Tu me dizer que usar toca ´higienico é a mesma coisa que tu me dizer quye a Igreja jamias cometel abusos nenhum na sua historia.

  • Luiz Muller, vamos com calma? Realmente você tem todo o direito de ser contra o uso da touca de natação. Concordo com você no fato de que é extremamente desconfortável usá-la, já que sou professor de natação e atleta da modalidade, mas precisa tanto barulho pra expor sua opinião?

    A touca é um material que tem por função diminuir o atrito dos cabelos com a água. O fato de que deve ser usada por questão de higiene é duvidoso, já que como você mesmo afirmou, existem homens com o corpo todo coberto por pêlos. Aí vem a pergunta: será que estes indivíduos peludos deveriam usar também um maiô que cobrisse todo o corpo afim de evitar essa queda dos pêlos corporais na piscina.?

    Por último fica uma dica interessante: de nada vai adiantar procurar um advogado pra saber se é ou não legal o uso obrigatório das toucas nas academias e escolas de natação. Todo estabelecimento que oferece as aulas de natação possuem regimentos ou normas internas que estão no contrato que os alunos assinam ao contratar o serviço. Se o aluno não concordar com os termos do contrato ele não assina e também não é obrigado a contratar o serviço.

    Espero que tenha ao menos esclarecido as suas dúvidas.

    Forte abraço e continue treinando!

  • oiiii,por favor poderia me indicar que tipo de touca usar para meus cabelos que sempre estão com creme?A touca de silicone sempre escorrega …não tem jeito! que sugestão me daria? agradeço.

Deixe um comentário

Buscar

Categorias

Comentários

Newsletter

Diversão & Arte

Diversão & Arte