Detalhes Anatômicos: Músculos com Funções Antagonistas

Publicado em 18/08/2008, IFBB, 21 Comentários

Por Professor Maurício de Arruda Campos
IFBB Education & Research Committee

Músculo Antagonista é uma classificação utilizada para descrever um músculo que age em oposição a outro músculo em um movimento específico. Um exemplo deste tipo de pares de músculos é o bíceps e o tríceps nas articulações do cotovelo e do ombro (o bíceps flexiona o cotovelo e o ombro, enquanto o tríceps estende ambas as articulações).

Lembre que os músculos apenas contraem. Eles apenas puxam as alavancas ósseas. Esta é sua função.
Os músculos não são capazes de empurrar em qualquer direção. Assim, para que qualquer movimento aconteça necessitamos que um músculo agonista realize o movimento, mas também necessitamos que um músculo antagonista leve a alavanca óssea de volta ao seu lugar.

Normalmente o músculo agonista está de um lado da articulação e o músculo antagonista é um outro músculo que geralmente está do lado oposto da articulação (e desempenha o movimento oposto), mas existe muitos músculos do corpo humano que tem ambas as funções ao mesmo tempo e durante um movimento específico tem feixes de fibras realizando o movimento enquanto um outro feixe de fibras está estirando para permitir que o movimento aconteça.

O músculo deltóide é dos muitos exemplos: quando flexionamos o ombro o feixe de fibras anteriores do deltóide são agonistas do movimento, enquanto seu feixe posterior de fibras são antagonistas do movimento.

O reto abdominal durante a flexão lateral da coluna também tem função antagônica: enquanto metade do músculo produz a flexão lateral, a outra metade precisa estirar-se para permitir que o movimento ocorra. O mesmo acontece com o Trapézio durante a elevação da escápula, onde a porção inferior do músculo realiza uma função antagônica como é responsável pela depressão da escápula.

Estes são apenas alguns exemplos, mas eu sugiro que você continue procurando por outros músculos do corpo que tenham esta interessante função Agonista/Antagonista poque isto lhe dará um discernimento para outras conclusões mais interessantes que fará diferença no seu programa de treinamento ou na seleção de exercícios para prescrição.
Pense nisso, e bons treinos!

Detalhes Anatômicos: Músculos com Funções Antagonistas

Direitos Autorais
www.ifbb.com  

21 Comentários

  • eu gostaria de saber qual o antagonista do musculo Gastrocnemio..
    Obrigada!!

  • Andriele, acredito ser o músculo Tibial Anterior.

  • Ola bom dia gostaria de saber se voce poderia me ajudar pois preciso saber quais os musculos Antagonistas,Sinergistas, Estabiloizadores dos seguintes movimentos? SABENDO QUE O AGONISTA E O MUSCULO TRAPEZIO se possivel ajudar com o envio do material de todas as acoes do trapezio

    entensao da cabeça (bilateral)
    flexao lateral da cabeça para o mesmo lado (unilateral)
    elevacao da cintura escapular
    rotaçao superior da escapula
    aducao da cintura escapular
    depressao da cintura escapular
    rotaçao superior da escapula

  • Gostaria que me informasse os antagonistas do trapézio superior.
    Att.

  • qual o musculo sinergista do ombro?

  • Alisson, que parte do ombro? Ou quais os músculos que queres saber? Ou quais os movimentos? Abraço… Esperando sua resposta…
    Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • Muito bom o artigo. O site é muito bom, uma boa ferramenta para estudo. Obrigada.

  • Quais são os músculos antagonistas em uma flexão abdominal?

  • Dê os músculos agonista e antagonista da extensão do cotovelo e qual é o músculo agonista da flexão plantar?

  • Prezada Cristina, procure sempre estudar e não achar respostas prontas na internet, é claro que você deve saber disso, mas fica a dica. Respondendo: quadrado lombar. Um abraço. Volte sempre. Prof. Jeferson Corrêa Porto.

  • Antagonistas da extensão do cotovelo: bíceps, braquial, braquiorradial.
    Agonista da extensão do cotovelo: tríceps braquial.
    Agonistas da flexão plantar, depende da posição de execução, se o exercício for executado em pé com as pernas extendidas o Agonista da flexão plantar é o gastrocnêmio, caso o exercícios seja realizado sentado com as pernas flexionadas o Agonista é o sóleo.
    Espero ter colaborado. Um abraço. Prof. Jeferson Corrêa Porto.

  • Olá Professor,
    Por gentileza, gostaria de saber os músculos antagonistas, estabilizadores e neutralizadores do exercício Barra Fixa pegada pronada. Já identifiquei que a barra fixa é uma flexão de cotovelo e extensão de ombro.
    Agradeço desde já

  • Na abdução e flexão do ombro quais são os músculos agonistas, antagonistas e sinergistas?

  • Olá Gisele, se você já identificou que o exercício da barra fixa é um exercício de flexão de cotovelos e extensão de ombros, tornou-se fácil essa identificação. Todavia, sua constatação está correta? E o movimento das escápulas? Para não ocorrer dúvida, a denominação correta seria:
    - Agonistas;
    - Antagonistas e
    - Sinergistas?
    Ficarei esperando seu retorno. Um abraço.
    Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • Olá Professor,
    Quanto aos agonistas da BARRA FIXA PRONADA, os que identifiquei até agora foram os músculos:
    bíceps, braquial, braquioradial, trapézio porção inferior, latíssimo do dorso, rombóide. Tenho dúvidas quanto ao deltoide posterior, é um agonista também? Está faltando algum??
    Tenho dúvidas também quanto aos músculos neutralizadores do movimento, que são aqueles que se contraem para evitar ação indesejada de um agonista. Seria um deles o pronador redondo, Mas QUAIS OUTROS seriam?
    E quanto aos músculos estabilizadores? que são aqueles que se contraem para fixar a articulação contra alguma força exceto a gerada pelo agonista, neste caso identifiquei o reto abdominal, mas gostaria de saber QUAIS OUTROS participam desta definição.
    Se puder me ajudar agradeço.

  • Prezada Gisele, com relação aos músculos agonistas da BARRA FIXA PRONADA acredito que em suma esses são os músculos responsáveis pelo movimento (Mototres Primários). Não acredito que a porção posterior do deltoide seja um músculo agonista, mas é preciso se certificar disso.
    Acredito que deveríamos considerar como músculos ANTAGONISTAS o Peitoral, o que você acha? E com relação aos músculos SINERGISTAS, poderemos considerar os abdominais como você detectou e eu acrescento o quadrado lobar.
    Vamos construindo juntos esse raciocínio. Espero ter colaborado. Qualquer dúvida estou a disposição.
    Um abraço. Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • Prezado Roberto, vamos construir juntos esse raciocínio.
    ABDUÇÃO DE OMBROS:
    - Agonistas: deltoide (principalmente a porção anterior e medial, dependendo da posição corporal) e supraespinhal; Porém, deve ser ressaltado que o supraespinhal, como parte do manguito rotador desempenha na abdução uma ação sinérgica fundamental; a de reter a cabeça do úmero contra a cavidade glenóide da escápula durante a ação do deltóide.
    - Antagonistas: Redondo maior;
    - Sinergistas: porção superior do trapézio; infraespinhal e redondo menor, serrátil;
    FLEXÃO DE OMBROS:
    - Agonistas: deltoide (principalmente a porção anterior); Peitoral maior (porção clavicular), coracobraquial;
    - Antagonistas: bíceps e deltoide porção posterior;
    - Sinergistas: bíceps braquial (porção curta).
    Espero ter colaborado. Por gentileza certifique-se dessas informações.
    Um abraço. Volte sempre.
    Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • Olá professor,boa tarde
    Gostaria que o sr me ajudasse,qual sao os musculos agonista,antagonistas e sinergistas na rotaçao interna e externa do ombro ?
    Obrigada

  • Olá! Gostaria de saber o músculo agonista e antagonista do braquial.

  • Boa noite,

    Gostaria de saber quais os tipos de alavancas biologicas nos movimentos da corrida, chute da bola e do saque do volei.

    Obrigado!

  • Olá, em quais movimentos? Abraço.

Deixe um comentário

Buscar

Categorias

Comentários

Newsletter

Diversão & Arte

Diversão & Arte