Bicicleta X Esteira X Elíptico

Publicado em 1/04/2007, Fitness, 354 Comentários

Na dúvida entre bicicleta, esteira e elíptico? Saiba mais sobre cada modalidade e faça a escolha certa!!!

A escolha por um ou outro exercício dependerá de uma avaliação física para saber como está o seu condicionamento físico ou se existam alguns fatores limitantes, como lesões nas articulações. Dependendo desses resultados, o profissional de Educação Física poderá indicar, de maneira mais segura, o exercício, bem como a carga, a velocidade e o tempo de duração da atividade.

 funciodomes_academia_ergometrica.jpg

Evidencia-se também o papel importante da aferição da freqüência cardíaca durante a prática do exercício físico, mas para isso, torna-se necessário a realização de uma avaliação física para podermos determinar a freqüência de treinamento, variando as intensidades, proporcionando ao organismo, períodos de treinamento mais intenso e períodos menos intenso, para facilitar a recuperação das reservas de energia gasta durante as atividades.

exercise.gif

Para cada nível de condicionamento físico recomenda-se a prática de determinadas atividades, com o intuito de adaptar as pessoas a prática do exercício físico de forma segura, eficiente e sem o risco de lesionar alguma estrutura envolvida na prática da atividade física.
pa-159_1.jpg

VANTAGENS E DESVANTAGENS

ESTEIRA ELÍPTICO BICICLETA
Gasto energético: 500 kcal/hora. Gasto energético: 700 kcal/hora. Gasto energético: 350 kcal/hora.
Músculos trabalhados: coxas e panturrilhas. O tronco e as costas também são solicitados nas corridas. Músculos trabalhados: glúteos, coxas e panturrilhas. Músculos trabalhados: coxas e glúteos.
Vantagens: você pode optar por corrida ou caminhada e tem a possibilidade de simulação de percurso variando a inclinação e a velocidade. Vantagens: é considerado um exercício de baixo impacto, portanto, não oferece riscos às articulações, e tem um gasto calórico superior aos demais. Vantagens: é considerado um exercício de baixo impacto, mesmo variando a carga, e causa benefícios na circulação e no aparelho respiratório.
Desvantagens: pode ser considerado monótono. Desvantagens: o exercício propicia uma tensão maior na parte postural e na posterior, o que pode acarretar em dores musculares. Desvantagens: a bicicleta sem apoio pode gerar desconforto. Por isso atenção na sua execução.
Movimento certo: toque primeiro o calcanhar no solo, o meio do pé e, por fim, a ponta. Deixe o cotovelo a 90º se movendo para frente e para trás. Mantenha a cabeça reta, com o olhar para frente, para não sobrecarregar o pescoço, permaneça com o abdome contraído. Movimento certo: evite o movimento somente com as pontas dos pés e mantenha os joelhos alinhados com o quadril. A coluna deve permanecer reta, mas pode-se inclinar um pouco o tronco para reforçar o exercício na região dos glúteos. Mantendo a região abdominal sempre contraída. Movimento certo: o banco precisa ficar na altura do quadril. O joelho deve permanecer semiflexionado quando o pé estiver embaixo e, com o pedal para cima, forme um ângulo de 90º. Tanto faz apoiar as mãos no guidão ou apoiar os cotovelos, desde que se mantenha a coluna reta. Relaxe os braços e o pescoço.

Portanto, procure informações com profissionais da Educação Física para que sua prática desportiva seja saudável, isenta de riscos e que você atinja seus objetivos de forma prazerosa…

Bons treinos…

Fonte e Direitos Autorais
Revista Sport Life
www.revistasportlife.com.br

354 Comentários

  • Boa tarde Ana, o melhor seria procurar uma academia ou centro desportivo, pois nesses locais terias orientação de profissionais de desporto. Com relação á aquisição de equipamentos, creio que ambos poderão contribuir com seus objetivos. Espero ter colaborado. Volte sempre.
    Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • fiquei muito satisfeito com as explicaçoes: esteira/eliptico/bicicleta.

  • Muito interessante este blog .Eu tenho ma duvida pratico a ergometrica e o eliptico porem na.bike eu sinto os joelhos queimando e me canso mais ja no eliptico na sinto desconforto .Creio que o eliptico nao trabalha as articulacoes do joelhos.Eu tenho 62 anos porque sera isto ?

  • Prezada Vera, tudo bem. Quando você chega na academia para se exercitar, qual exercício você faz primeiro? Você sabe regular a altura do banco da bicicleta ergométrica? Se o banco da bicicleta ergométrica estiver muito baixo poderá dificultar a circulação, principalmente o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração, podendo dificultar e até impedir que você prossiga sua atividade. Outro aspecto importante é a distância do banco da bicileta para o guidon. Talvez sua adaptação no elíptico tenha sido melhor porque o mesmo tem uma biomecânica parecida com o ato de caminhar, é mais fisiológico, pois todos nós caminhamos, evidentemente.
    Espero ter colaborado. Qualquer dúvida estou a sua disposição.
    Um abraço. Bons treinos.
    Prof. Jeferson Corrêa Porto

Deixe um comentário

Buscar

Categorias

Newsletter

Diversão & Arte

Diversão & Arte