Vitaminas podem diminuir a vida.
Especialistas da Universidade de Copenhagen analisaram 815 testes clínicos sobre os benefícios das vitaminas A, E, C, betacaroteno e selênio – todos muito usados em suplementos – e publicaram um estudo no Journal of the American Medical Association, no qual afirmam que ingerir esses elementos nutritivos essenciais aumentam o risco de morte.
Foram selecionados 68 testes, cuja metodologia tinha maior probabilidade de produzir um quadro preciso dos benefícios desses nutrientes. Em seguida, os resultados foram unificados em um estudo de larga escala.
A primeira análise sugere que tomar suplementos vitamínicos antioxidantes não aumenta ou reduz o risco de morte. Todavia, quando os pesquisadores eliminaram 21 estudos considerados tendenciosos, a descoberta foi surpreendente.
O risco de morte não mudou entre consumidores de selênio e vitamina C, mas um aumento estatisticamente significativo de risco foi detectado em outros três suplementos: O betacaroteno resultou em um aumento de risco de morte em 7%, vitamina E em 4% e vitamina A em 16%.
Estima-se que, de 10% a 20% da população adulta na Europa e América do Norte consuma vitaminas, as conseqüências para a saúde pública podem ser substanciais.
Ann Walker, do Serviço de Informações de Suplementos para a Saúde, disse que as conclusões do estudo são ridículas.
Segundo ela, alguns dos estudos examinados pela equipe de Copenhagen envolveram pacientes que já estavam muito doentes.
Direitos Autorais
www.saudeemmovimento.com.br
Deixe um comentário
Buscar
Categorias
Artigo recentes
Comentários
- Prof.Fernando Magela em Temperatura da água e atividade física
- Profº Jeferson Corrêa Porto em Bem-estar cresce à medida que envelhecemos, diz pesquisa
- Jane em Bem-estar cresce à medida que envelhecemos, diz pesquisa
- Clara Lucia em Abdominais – Parte IX
- Profº Jeferson Corrêa Porto em A Espondilite Anquilosante (EM)











