Efeitos associados ao uso excessivo de suplementos alimentares

Publicado em 5/03/2007, Suplementos, 333 Comentários

O uso de suplementos alimentares por jogadores de futebol precisa ser feita com muito critério e sob orientação médica, devido aos sérios problemas que pode causar à saúde do indivíduo.

O fisiologista do Corinthians, Renato Lotufo, costuma receitar creatina para alguns de seus jogadores, mas diz que ela “não tem efeito mágico e só funciona associada ao treinamento intensivo e à uma boa nutrição”. Pensamento semelhante tem a nutricionista Tânia Rodrigues, com passagem pelo mesmoo clube paulista, que ministra a seus atletas apenas nos momentos mais decisivos de um campeonato, até porque o uso prolongado anula seu efeito e provoca efeitos colaterais sérios.

Efeitos fisiológicos

Vários autores relatam os efeitos dos suplementos alimentares. Para Longenecker (1998), por exemplo, o crescimento dos ossos, na puberdade, pode ser interrompido pelo uso indiscriminado de suplementos, chegando até a atrofiar o crescimento.

Seu uso é perigoso em crianças, por causa do seu efeito virilizante. Podem causar retenção de sódio, carcinoma da próstata (Goth, 1975).

Depois da puberdade, podem causar esterilidade, desinteresse sexual, icterícia obstrutiva (sobrecarga hepática).

Longenecker (1998) afirma que “os suplementos podem produzir efeitos adversos em todos os sistemas do corpo. A maior quantidade de secreção oleosa pode contribuir para o surgimento de seborréia e acne, que podem ser graves e deixar marcas na pele. A inibição da divisão das células pode enfraquecer estruturalmente a pele, provocando estrias ou marcas de estriamento. O risco de doenças cardiovasculares pode aumentar devido à diminuição da proporção entre o colesterol HDL e o LDL. A hipertrofia do coração (ventrículo direito e esquerdo) pode ocorrer como efeito direto ou secundário do acúmulo de fluidos e/ou aumento da pressão. Ataques cardíacos e também de derrames”.

Efeitos psicológicos

Pesquisas da AAOS indicam que os suplementos em excesso podem causar agressividade, mudanças de personalidade, inclusive podendo se tornar passíveis ao vírus HIV (devido à fragilidade do sistema imunológico), pois em alguns casos são utilizados através de seringas. Outros sintomas são a sensação de euforia (bem estar), depressão, agitação e insônia.

Efeitos nutricionais

Em vez de lançar mão do uso de suplementos alimentares, os atletas poderiam simplesmente se alimentar melhor. Para ganhar massa muscular é preciso ter potencial genético e usa-lo com exercícios. Para atletas, nada melhor que uma alimentação balanceada. Apenas 30 gramas de frango contém 7 gramas de aminoácidos, o que corresponde a um frasco de cápsulas deste suplemento. Segundo pesquisas realizadas há alguns anos pelo professor de Educação Física, Carlos Alberto Anaruma, do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro, foi constatado que os suplementos alimentares têm efeitos danosos à saúde. Por isso, não deveriam ser vendidos em farmácias e outros estabelecimentos, sem critério algum.

Na pesquisa realizada, o professor teve como objetivo traçar o perfil dos usuários de suplementos alimentares, além de identificar o grau de conhecimento desses consumidores sobre esses produtos. O trabalho mostrou que a maioria dos entrevistados desconhece seus efeitos prejudiciais à saúde.

Alguns efeitos devastadores desses suplementos são: sobrecarga hepática, câncer, queda de cabelo, impotência sexual, excesso de proteínas no sangue, problemas respiratórios após os exercícios físicos, colesterol elevado, lesão no fígado, insônia, desequilíbrio hormonal, hipertrofia muscular, lesões nas articulações, problemas renais, problemas cardíacos, hipo ou hiperglicemia, coma e morte (um atleta pode morrer em campo se ingerir em excesso esses suplementos, vítima de infarto, por exemplo). Esses suplementos alimentares, por lei, só podem ser vendidos com prescrição médica e somente em casos especiais analisados por profissionais especializados.

Os compostos de aminoácidos e vitaminas, segundo o doutor Victor Matsudo, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), geralmente são ingeridos sem necessidade, pois as quantidades produzidas pelo organismo são suficientes para uma vida saudável.

O excesso pode levar a enjôos e problemas gastrointestinais. O abuso de carboidratos, por exemplo, provoca até cálculos renais.

O suplemento mais utilizado e mais comentado é a creatina, um tipo de aminoácido produzido pelo fígado, rins e pâncreas que ajuda a fornecer combustível para os músculos.

Bibliografia: O abuso dos suplementos alimentares e o organismo humano. Gesina Longenecker, 1998, São Paulo.

Farmacologia médica do esporte. Andrés Goth, São Paulo, 1975.

Texto: Equipe Cidade do Futebol
www.educacaofisica.org

333 Comentários

  • Boa noite Prof. Jeferson. Tenho 42 anos, 1,67m, 68kg, tenho um pouco de gordura na região abidominal e os famosos pneus. Tenho uma alimentação balanceada, como cereais, frutas, legumes, verduras, raramente como carne vermelha, procuro evitar frituras, não tomo refrigerantes, não curto doces. Tenho dificuldade para ganhar massa muscular, apesar de malhar 3 vezes por semana. gostaria de saber o que posso tomar para auxiliar em ganhar massa muscular e ficar com corpo definido, barriga tanquinho, ombros e braços fortes. Enfim corpo sarado. Por fim, descobri a 9 meses que sou hiv positivo. Iniciei o tratamento com os retrovirais por orientação médica, e hoje a carga viral está indetectivel. gostaria de saber sua orientação do que fazer para ficar corpo sarado. aguardo retorno. Abraços

  • Prezado Vicent, seria fundamental ter acesso ao seu programa de treinamento, pois essa é a ferramenta principal no que tange o alcance dos seus objetivos. O segundo aspecto, também na medida do possível, seria observá-lo treinando, pois a técnica de execução dos exercícios constitui-se em outro aspecto importante nesse contexto. Fazer avaliações antropométricas peiodicamente também é fundamental, pois assim teremos subsídios para dar suporte ás prescrições. Orientação nutricional é outro fator importante para que você possa atingir seus objetivos. De posse dessas informações poderia lhe dar algumas dicas mais específicas. Atualmente onde você reside? Um abraço. Aguardando seu retorno. Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • Boa noite Prof. Jeferson. O meu esposo toma uma séries de suplementos alimentares durante todo o dia, quando acorda, antes do treino, depois do treino e antes de dormir. são suplementos como glutamina, BCAA, whey protein, malto e hyper fx. fico muito preocupada pois ele toma todos estes suplementos sem recomendação medica e sem um acompanhamento nutricionista. o que você me diz sobre isso? Pode causar algum dano a saúde dele? e como posso ajuda-lo?
    Obrigada!

  • Prezada Deisiane, na prórpia matéria você poderá constatar os prejuízos que poderão vir em virtude da má administração dos suplementos. Procure convencê-lo a procurar orientação profissional para a suplementação. Um abraço. Volte sempre. Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • E queria saber, se eu já posso começa a malhar, e se isso pode prejudicar no meu desenvolvimesnto fisico, eu tenho 60 kg, 1,63 de altura e minha idade e 13 anos. Obrigado

  • Parabéns Jonathan, você já começou de forma correta, procurando informação… Quando você se refere em malhar você quer dizer fazer musculação é isso? Se for, você pode, contudo que seja muito bem orientado, por profissionais que realmente saibam o que estão fazendo. Peça para seus Pais irem até as academias e conversar com os Professores e, principalmente, saberem da formação acadêmica dos mesmos. Ou então contrate um Personal Trainer, sempre com os mesmos cuidados… Espero ter colaborado… Um abraço. Bons treinos… Volte sempre…
    Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • Não concordo com isso, devemos ser do jeito que somos !!

  • Bom dia! Tenho 50 anos, 56.5kg e 1,57m, faço musculação 5X e spinning 3X por semana. Estou tomando BCAA 2 comprimidos ao dia antes de malhar e whey depois de malhar. Tambem tomo Centrum Select 1X ao dia. Gostaria de saber se corro risco de sobrecarregar meu fígado. Devo deixar de tomar algum desses suplementos.

    Obrigado, desde já.

  • Prezada Gloria, sugiro que você estabeleça uma parceria entre seu professor/orientador da academia e um nutricionista, pois juntos poderão avaliar se realmente é necessário fazer uso dos suplementos alimentares e também a quantidade dos mesmos. Essa parceria é fundamental para que você possa atingir seus objetivos de forma segura sem expor seu organismo. Espero ter colaborado. Um abraço. Volte sempre.
    Prof. Jeferson Corrêa Porto.

  • posso tomar creatina com hyper fx ?

  • Prezado João, quanto anos você tem? Como é seu treino? Quantas vezes por semana você treina? Quantos exercícios para cada grupo muscular você realiza? Como é sua alimentação, você tem orientação profissional? Quantas horas por noite você dorme? Aguardo seu retorno. Um abraço.
    Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • Olá Jeferson,tenho 16 anos
    Altura: 1.59
    Peso: 49 kg
    Malho faz um tempo e nao vejo um resultado,queria ganhar mais uns 5 kg…como faço ? Posso tomar hipercalorico ou whey Protein ?
    Malho 4x por dia,pela tarde !

  • Prezada Juliana, a hipertrofia muscular (aumento da massa magra) depende de vários fatores, dentre eles:
    1) O programa de treinamento;
    2) A escolha certa dos exercícios, sequência, número de séries e repetições, a forma com que o programa de treino oferece os estímulos para propiciar os ganhos que você se refere;
    3) Os hábitos alimentares, se possível sob orientação profissional em parceria com seu Personal;
    4) A técnica de execução dos exercícios.
    Enfim, depois de analisar todos esses aspectos é que poderemos chegar ao consenso de fazer ou não uso dos suplementos alimentares, pois de forma empírica será ainda mais difícil e possivelmente arriscado.
    Em que cidade você reside?
    Aguardo mais informações. Obrigado pelo contato.
    Um abraço. Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • tenho 44 anos.,.sempre malhei…mas sou uma pessoa magra com alguns músculos….nada muito aparente….enfim..gostaria de saber se devo tomar o mass titanium….li algo sobre ele…etc….acho que alimento bem…mas eu gostaria de ganhar mais massa muscular….não muito musculo (que é algo que acontece naturalmente), mas ficar com mais massa….sera que tal produto pode ser prejudicial em algum momento ? obrigado ..abraço

  • Prezado Claudio, o ideal é você procurar orientação profissional (nutricionista), o mesmo fará algumas avaliações (anamnese) como também deverá considerar o estilo do seu programa de treinamento, seus hábitos alimentares para detectar se realmente é necessário fazer uso dos suplementos ou se apenas alguns ajustes na sua alimentação serão suficiente. Normalmente considera-se a quantidade diária de proteína ingerida através de suas refeições, caso não seja suficiente, então os suplementos poderão suprir esse possível carência.
    Espero ter colaborado. Um abraço. Volte sempre.
    Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • Claudio, recomendo que você faça uma parceria entre seu nutricionista e seu Personal Trainer ou Professor da academia, assim eles poderão trocar informações sobre: quantos dias por semana você treina, quantos exercícios para cada grupo muscular você executa, em que fase de treinamento você se encontra e assim por diante. Um abraço. Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • Olá, Prof. Jeferson.
    Gostaria que o senhor tirasse algumas dúvidas que tenho em mente.
    Pois bem, tenho 18 anos, altura 1,81 e 62 kg… Malho há 1 ano e meio. Nesse período consegui ganhar 12 quilos. Pesava no inicio apenas 50 kg, tive excelentes resultados com uma rotina de treinamento dura, 5 dias por semana e utilizando alguns suplementos como hipercaloricos, malto, whey e até a creatina(Só por duas semanas)… No entanto os resultados pararam, não sei mais o que fazer, nao tenho condiçoes de ficar comprando toneladas e toneladas de pao, granola, frango e outras coisas que os nutricionistas vivem pedindo. Também nao quero ficar tomando mais suplementos alimentares…
    Que dieta simples e nutritiva seria adequada para minhas necessidades de hipertrofia?

    Acordo 6:00 da manhã e durmo às 10:30 da noite!

  • Prezado Marcelo, tudo bem.
    Entendo seus questionamentos, contudo não tenho condições de opinar nessa questão porque não o conheço pessoalmente e, principalmente porque se trata de um assunto da área de nutrição. Poderia fazer algumas sugestões, tais como:

    1) Seu professor orientador ou Personal Trainer é formado em Educação Física? Tem experiência no treinamento de força muscular? Quanto tempo o mesmo tem de experiência nessa área de atuação?
    2) Você já procurou outros profissionais para obter outras opiniões? Acho bastante importante, pois acredito que a “discórdia saudável” enriquece o ambiente;
    3) Também considero fundamental você fazer um elo de ligação entre um nutricionista e seu professor orientador, assim os mesmos terão informações mais precisas a respeito do seu programa de treinamento, fundamental para a prescrição da dieta.

    Espero ter colaborado. Qualquer dúvida, entre em contato.
    Um abraço. Bons treinos.
    Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • Ola prof….jeferson.tenho 18 anos ,1.90 e peso 92 kg malho a quatro meses não sou definido tenho um abdomem muito feio quero me definir e aumentar pernas e bracos comecei a tomar mega pack mas to com medo de prejudicar minha saude ja tomei creatina,bcaa mas ja acabarao o bcaa esta recente o que o senhor me diz sobre isso coma faco pra obter meu objetivos e não tenho orientacao medica

  • Prezado Breno, desculpe a demora em responder.
    Primeiro é importante saber se você fez alguma avaliação física antes de começar seus treinos? Você sabe dizer sobre sua composição corporal (massa magra, % de gordura corporal)? Como são seus hábitos alimentares? Tens alguma orientação? Seu programa de treinamento também tem relação direta com a obtenção dos resultados desejados. Você realiza alguma atividade aeróbica? Controla a frequência cardíaca durante esses treinos?
    Ficarei esperando seu retorno. Um abraço. Bons treinos.
    Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • Olá Prof Jeferson Tenho 14 anos , estou a três meses fazendo academia , estou tomando hipercalorico e BCAA , gostaria de saber quais são os melhores horarios para tomar o hipercalorico e quantas tabletes de BCAA tomar antes e depois do treino
    Um abraço .

  • Prezado Johnatan, tudo bem. Sinceramente eu não recomendo o uso de suplementos alimentares na sua idade. Acredito que você deveria procurar um nutricionista e fazer uma dieta (ajustes) nos seus hábitos alimentares, assim você estará contribuindo sobremaneira para sua Saúde. E os resultados poderão ser muito melhores, com um adendo, sem os possíveis efeitos deletérios que o uso dos suplementos alimentares poderão trazer, caso você faça esse uso sem a devida orientação. Certifique-se que seu Professor orientador ou Personal Trainer tenha experiência, ética na sua vida profissional. Pois assim você estará assegurando-se de que tem um programa de treinamento coerente.
    Espero ter colaborado. Qualquer dúvida, entre em contato.
    Um abraço. Bons treinos.
    Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • Olá Profº Jeferson Corrêa, tenho 17 anos e eu gostaria de fazer academia e tomar suplementos alimentares, para mim ter mais ganho de massa muscular, porém tenho hérnia umbilical, gostaria de saber se eu posso fazer academia normal e tomar suplementos, ou isso pode ter um risco? Desde já obrigado!

  • Prezado Gabriel. Acredito que você tenha autorização de um médico para se exercitar, caso não tenha seria bom providenciar, principalmente por causa da hérnia umbilical. Quanto ao uso de suplementos, acredito que na sua idade não é necessário fazer esse uso, basta você ter bons hábitos alimentares e, se for possível, ter orientação nutricional de um nutricionista. Tenho certeza que para se obter bons resultados na academia não necessariamente seja indicado o uso dos suplementos, isso é um certo “modismo” de algumas pessoas. Espero ter colaborado.
    Um abraço. Volte sempre.
    Prof. Jeferson Corêa Porto

  • Ola, estou malhando a um mes e gostaria de saber se a creatina irah ajudar no ganho de massa. Tenho 1,83, e 82kg 25 anos e malho 5 vezes na semana.
    Eh certo malhar todos os dias?

  • Prezado Rogerio. A creatina poderá ajudar sim no ganho de massa muscular, mas não é o único fator responsável, sua alimentação e seu programa de treinamento também deverão ser coerentes para atender seus objetivos. Com relação ao fato de treinar 5 vezes por semana, também dependerá de alguns fatores, tais como: quanto tempo você estava sem se exercitar? Como é seu programa de treinamento? Quanto ao seu programa de treinamento existem várias possibilidades ou questões a serem observadas.
    Procure sempre orientação de profissionais competentes e experientes. Qualquer dúvida estou a sua disposição. Um abraço. Espero ter colabrado. Bons treinos.
    Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • Olá professor Jeferson ,tenho 19 anos , peso 68 kg ,malho a três meses , gostaria de saber se posso complementar meus treinos com whey protein e bcca? Se n oque o senhor me indica? obrigado!

  • Olá Vitor, indico que antes de fazer uso desses suplementos você faça uma consulta com um nutricionista, lenvando consigo informações de seu programa de treinamento, hábitos alimentares, horas de sono, etc. Assim esse profissional saberá avaliar e (caso necessário) prescrever os suplementos mais indicados no seu caso. Espero ter colaborado. Um abraço. Volte sempre.
    Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • Boa tarde professor!

    Tenho 29 anos, malho na academia 3x por semana, estou há 8 meses treinando e faço uso de 3 suplementos diferentes, Animal Pak, Hydro whey e bcaa.

    Uma nutricionista (em papo de roda) disse que suplementos causam impotência sexual, porém até hoje não senti esse efeito. Isso é verdade?

  • Prezado Victor. Acredito que você esteja ciente dos possíveis efeitos colaterais do uso dos suplementos alimentares sem orientação profissional. Todavia, não tenho conhecimento sobre a impotência sexual em virtude do uso dos mesmos. Porém, o uso dos anabolizantes poderá causar esse efeito colateral em algumas pessoas. Espero ter colaborado. Um abraço.
    Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • meu nome e Ramo gostaria de saber, eu tenho gastrite e ja tomei anabou pack duas vezes sera q faz mau para o gastrite…

  • Prezado Ramon, somente seu médico poderá avaliar se o uso dos suplementos poderá causar algum efeito colateral indesejado.
    Um abraço. Prof. Jeferson Corrêa Porto

  • Jeferson eu imploro que voçe faça uma divulgação maior disso por que e tudo verdade nessa materia..
    Motivado pelo videos do scarpelly de treino pesado e suplementação pesada aumentei minha carga de suplementos sem orientação de ninguem..era creatina, whey malto, albumina hipercalorico achando q so os anabolizantes faziam mal e suplementos eram como comida em pó………me deu uma disposição e uma massa absurda

    mas 4 meses depois a minha vida praticamente acabou..peguei uma gastrite e uma duodenite cronica, minha barriga doi 24 horas por dia a 8 meses.. meus olhos estao meio amarelos e ardem q nem fogo e sao cheios de veias,, sofri com prisao de ventre..pensei ate em me matar de tanta dor por tanto tempo mas o omeoprazol aliviou um pouco e meu intestino voltou a funcionar mas a dor ainda e cronica e 24 horas por dia..daria tudo pra voltar no tempo mas infelizmente nao dá nao sei se um dia vai parar de doer ou vou ficar com isso o resto da vida..por isso PECO Q DIVULGE ESSA SUA MATERIA MAIS PRA QUE NAO FAÇAM A BESTEIRA Q EU FIZ..OS GANHOS TODO MUNDO MOSTRA, POSTA NO FACE E TAL MAS QUANDO DA MERDA TODO MUNDO SE ESCONDE

Deixe um comentário

Buscar

Categorias

Comentários

Newsletter

Diversão & Arte

Diversão & Arte